Conexão Treviso – Paraisópolis

Por 24 de maio de 2017Sem categoria

 

Ludovico Nitoglia, o “Ludo”, como é conhecido, tem 33 anos e é italiano. Reside no Brasil a 9 meses e a 8 passou a integrar a equipe de Educadores do Instituto Rugby Para Todos (IRPT). Integrou a seleção italiana por 2 anos, onde foi destaque. Rapaz carismático, humilde e descontraído, se enturmou rápido tanto com os profissionais quanto com os atletas e alunos de todas as categorias do Instituto.

 

“O caráter que você tem no campo, a garra, a vontade,

A paixão, o nunca desistir,

Precisa ficar na vida também”

 

Ludo

Mas a sua relação com Paraisópolis começou bem antes, mais precisamente em 2011, quando uma comitiva do IRPT foi para Treviso, na Itália, palestrar sobre o trabalho do Instituto para atletas e dirigentes do Beneton Treviso. Lá, também assistiram jogos do Trofeo Topollino – um maiores encontros de Rugby Infantil da Europa, realizado pelo Beneton Treviso – e conheceram os projetos de categorias de base dos clubes locais. Ludo, então atleta do Treviso, estava presente no evento,  e lá foi apresentado aos fundadores do IRPT, Fabricio Kobashi e Mauricio Draghi, e aos demais integrantes do grupo: David Prates (na época aluno e auxiliar), Rodrigo Falcão (primeiro psicólogo do projeto) e Rafael Martins (Coordenador na época). Desde aquela época o atleta já havia demonstrado interesse pelo trabalho do Instituto, e a alguns anos atrás, quando veio em visita ao Brasil, procurou o IRPT novamente, visitou o projeto em Paraisópolis, e se dispôs a trabalhar, mesmo que voluntariamente, culminando em sua entrada na equipe, onde é, atualmente, um dos principais e talvez o mais experiente entre os treinadores.

Ludo Treviso

Originário do bairro romano de Parioli, Ludo cresceu em uma família de rugby (seu irmão Michael é um jogador profissional também). Ele se iniciou como jogador na Lazio, se destacando por sua velocidade em campo e ganhando o apelido de “Flecha”. Com o clube romano, começou a chamar a atenção nos campeonatos nacionais e locais e, com isso, passou a integrar também a seleção juvenil italiana, onde atuou por diversas vezes. Após se transferir para o clube Calvisano em 2004, foi convocado pela primeira vez para equipe nacional adulta principal, em um “test match” contra o Canadá. Com a camisa azul, ostenta ter sido titular nas edições do Six Nations em 2005 e 2006. Em 2007 acabou ficando de fora da Copa do Mundo da França, em função de uma lesão. Com o Calvisano ganhou dois títulos nacionais italianos em 2005 e 2008. Em 2010 assinou contrato com o Benetton Treviso, jogando o campeonato internacional Guinness Pro 12. Em 2016 ele fez sua última aparição pelo clube, ante o Leinster, no Campeonato Pro 12. Por ocasião de sua despedida, Benetton Treviso e os fãs realizaram um afetuoso tributo.

Acostumado com a pacata cidade italiana de Treviso, onde viveu os ultimos anos em que estava na Itália, com seus pouco mais 83 mil habitantes, se sentiu assustado em sua primeira visita a Paraisópolis, que aglomera mais de 100 mil moradores. Uma coisa em comum que ele encontrou aqui foi a paixão das pessoas pelo Rugby. De uma forma diferente da que vivenciou em Treviso, mas tão calorosa e intensa quanto.

 

“Vários sons, muitas pessoas na rua,

Algo que me assustou, mas positivamente,

As pessoas parecem vivas, tem vida aqui…”

 

Quando questionado sobre como se sente em trabalhar no instituto, com crianças e jovens pertencentes a uma comunidade carente, Ludovico nos conta que chegou no lugar certo para trabalhar, onde é possível melhorar como pessoa em uma constante aprendizagem, e que seu maior desejo como professor do instituto é que todos os seus alunos levem os valores do rugby consigo, que estejam prontos para a vida, não só para o jogo.

O acolhimento dos leões e leoas o faz se sentir em casa e, sem dúvida alguma, todos já aprenderam muito sobre valores do Rugby com o querido “Ludo”, que ainda tem muito a compartilhar com os que estão a sua volta.

Benvenuto, Ludovico!

 

Texto: Jackson Pedro dos Santos Souza

 

 

 

Responda

Copyright © 2017 Todos os direitos reservados.